COMIDINHA FÁCIL

"Se há gastrônomos por predestinação, então há também algum pela circunstância.”

Jean-Anthelme Brillat-Savarin (1755-1826)

Não sou cozinheira profissional, pelo contrário, sou só mais uma pessoa que adora cozinhar e o faz com prazer.

Sou fã de comidinha bem temperada e de provar tudo que é diferente. Gosto de pratos rápidos e práticos de serem feitos. Esse blog não tem nenhuma pretensão diferente de ser um caderno organizado de receitas.

Portanto, ficarei feliz se você gostar e quiser me acompanhar.

Agradeço a todos que me acompanham! Obrigada ao blog por um ano de sucesso!

Deixo meu e-mail... se alguém quiser fazer algum comentário ou bater papo ou me mandar uma receitinha para eu testar... segue: vanessatorres1101@hotmail.com

Abraços,

Vanessa









sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Gnocchi com Ameixa

(Foto 1 - colocar a massa na mão para formar a bolinha. No centro, recheie com uma ameixa - sem caroço - e cubra com mais massa - Foto 2 abaixo. Para facilitar a formação da bolinha, polvilhe farinha de trigo)



Essa receita da massa foi tirada do Livro "Culinária Itália - Especialidades Italianas", página 68, Ed. H.F.ullmann". Ganhei essa obra maravilhosa do meu querido amigo Hermes!

O molho indicado é de manteiga com queijo ralado. Preferi mudar e colocar um molho de tomate com ameixa. A massa é muito leve apesar de levar batata e farinha. Temperei somente com sal, mas quem quiser, pode acrescentar outros temperos...


Ingredientes da Massa:

500g de batata
Sal
150g de farinha de trigo
1 ovo
20 ameixas sem caroço

Ingredientes do Molho (minha receita):

1 Tomate
1 Sache de Molho de Tomate
1 fatia de bacon cortado em cubos
1 fio de azeite
4 dentes de alho picado
10 ameixas sem caroço

Modo de Fazer:

Passo 1 - Cozinhar as batatas sem casca. Em seguida amassa-las. Temperar com sal.

Passo 2 - Misturar o ovo e a farinha. Amassar bem. O ponto da massa não é consistente. Ela fica um tanto mole. Por isso, fui colocando um pouco mais de farinha.

Passo 3 - Passei farinha na mão. Coloquei uma colher da massa na mão. No centro, uma ameixa. E, cobri novamente com mais uma colher de massa. Polvilhei com farinha. E fiz bolinhas na mão.

Passo 4 - Com o auxílio de uma faca, retirei da mão e passei para a panela com água quente. Deixe cozinhar até que as bolinhas subam do fundo da panela. Coloque na assadeira e reserve.

Passo 5 - Molho: colocar o tomate em uma panela com água e deixar ferver até que a pele se solte. Em uma panela coloque um fio de azeite. Frite o bacon.

Passo 6 - Corte o tomate em pedaços grandes. E coloque na panela com o bacon. Deixe refogar. Em seguida junte o alho, a ameixa, o molho de tomate. Deixe ferver.

Passo 7 - Cobrir os gnocchi com o molho. Polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno pré-aquecido. Deixar uns 15 minutos.

Dica: quando os gnocchi estiverem cozinhando fique de olho, pois se demorar demais para tirar da água, eles dissolvem! Quando emergir, tire!