COMIDINHA FÁCIL

"Se há gastrônomos por predestinação, então há também algum pela circunstância.”

Jean-Anthelme Brillat-Savarin (1755-1826)

Não sou cozinheira profissional, pelo contrário, sou só mais uma pessoa que adora cozinhar e o faz com prazer.

Sou fã de comidinha bem temperada e de provar tudo que é diferente. Gosto de pratos rápidos e práticos de serem feitos. Esse blog não tem nenhuma pretensão diferente de ser um caderno organizado de receitas.

Portanto, ficarei feliz se você gostar e quiser me acompanhar.

Agradeço a todos que me acompanham! Obrigada ao blog por um ano de sucesso!

Deixo meu e-mail... se alguém quiser fazer algum comentário ou bater papo ou me mandar uma receitinha para eu testar... segue: vanessatorres1101@hotmail.com

Abraços,

Vanessa









sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Torta de Limão

Foto 1: forma de diametro de aproximadamente uns 20 cm.
Foto 2: forminhas de empadinha (aproximadamente 10 forminhas)

Massa:

4 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
2 ovos
12 colheres de sopa de manteiga derretida
Raspas de casca de 1 limão
Chantilly:
3 claras
500g de açúcar de confeiteiro (refinado extremamente fino)

Creme:

Suco de 3 limões
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Passo 1: Misturar a farinha de trigo com o açúcar. Acrescente os ovos, a manteiga, as raspas de limão e misture. Com essa massa forre uma forma grande (em torno de 30 cm) ou uma menor (20 cm) e aproximadamente 10 forminhas ou, ainda, 24 forminhas pequenas. Fure com o garfo a massa e coloque no fogo, por 15 min, a 180C. Fica melhor que a forma tenha fundo falso.
Passo 2: Na batedeira, coloque as claras e bata por uns 5 a 8 minutos ou até que vire em neve. Depois, coloque 250g do açúcar de confeiteiro e bata por mais uns 5 minutos. Depois, a mão, coloque o restante do açúcar e deixe meia hora na geladeira.
Passo 3: No liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite e o suco de três limões. Bata até que fique homogêneo.
Passo 4: Desenforme a massa (passo 1). Coloque o creme (passo 3) dentro da massa. Leve a geladeira por uma hora ou até que fique consistente. Depois, pegue um saco de confeiteiro e coloque o chantilly (passo 2) e confeite. Decore conforme seu gosto.
Dica: a massa (passo 1) fica ótima como biscoito amanteigado. Só enrolar conforme seu gosto, colocar no forno, 180 C, por uns 15 minutos e servir com café!