COMIDINHA FÁCIL

"Se há gastrônomos por predestinação, então há também algum pela circunstância.”

Jean-Anthelme Brillat-Savarin (1755-1826)

Não sou cozinheira profissional, pelo contrário, sou só mais uma pessoa que adora cozinhar e o faz com prazer.

Sou fã de comidinha bem temperada e de provar tudo que é diferente. Gosto de pratos rápidos e práticos de serem feitos. Esse blog não tem nenhuma pretensão diferente de ser um caderno organizado de receitas.

Portanto, ficarei feliz se você gostar e quiser me acompanhar.

Agradeço a todos que me acompanham! Obrigada ao blog por um ano de sucesso!

Deixo meu e-mail... se alguém quiser fazer algum comentário ou bater papo ou me mandar uma receitinha para eu testar... segue: vanessatorres1101@hotmail.com

Abraços,

Vanessa









domingo, 19 de julho de 2009

Crepe

O crepe dessa foto é legitimamente francês! Só não recordo o nome do "Bistrô" em Paris! Vive la France!!!!
Achei tão diferente que quis registrar!
Pelo que me recordo, havia um recheio, possivelmente de queijo (em francês, "fromage"). Embora, chame mais atenção o ovo (praticamente) cru que eles colocam em cima! Isso é totalmente diferente dos crepes que estamos acostumados!
Apesar da aparência, é uma delícia (quanto mais quando a pessoa que come é viciada em ovo)!!!

Vou postar uma receita de crepe doce e uma de crepe salgado, que pode, também, ser usada em panquecas.... as massas de crepe e de panqueca são idênticas e podem ter diversas formas de apresentação, a exemplo, abertos, fechados, sobrepostos, enrolados, servidos quente ou frios... Use a criatividade!

O interessante dessa receita é a capacidade de inovar com os recheios (e até com molhos), que podem ser doces ou salgados. O recheio fica por sua conta, mas deixarei, na dica, algumas combinações gostosas.

Por fim, cabe mencionar que a origem do crepe é discutível (Itália/França). Dizem, que remonta ao século I. Existe algum registro desta data quando um gastrônomo romano chamado de Apicius, autor de um livro de receitas, fazia crepes cozinhando em ferro quente e recheando com mel e pimenta. Mas, há outro registro do século V, quando o Papa Gelásio, vendo os famintos que se dirigiram a Festa della Canderolla, mandou abastecer a cozinha do palácio pontifício com farinha, ovos e leite. Os crepes teriam sido criados por acaso e levado pelos peregrinos franceses quando retornaram ao seu país. Crepe significa crespo. Outras informações vide o blogspot de Drickamarinho.

Serve bem: 2 a 3 pessoas

Ingredientes para a massa se o crepe for doce:


125g de farinha de trigo
(peneirada)

1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar
1 ovo
1 gema
4 colheres de sopa de
leite

2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de manteiga
derretida


Em um recipiente junte a farinha, o sal e o açúcar. Mexa. Faça um buraco no centro, adicione o ovo inteiro e a gema. Misture bem.
Lentamente, junte os ingredientes líquidos (leite, água e manteiga). Mexa bem. Se for necessário, junte um pouco mais de água, de forma que a massa fique fina.
Deixe descansar por umas duas horas.

Dica: Combinações para crepe doce

1. Doce de banana (açúcar, banana, canela) com calda de chocolate derretido (pode salpicar com amendoim sem pele e caramelizado);
2. Abacaxi na fruta ou em calda com calda de chocolate derretido;
3. Com morango: 250g de morangos frescos e fatiados, 50g de açúcar de confeiteiro, 4 colheres de sopa de conhaque, 25g de manteiga - misture todos os ingredientes e coloque na geladeira por uma hora. Depois de rechear os crepes, leve ao forno, pré-aquecido, por 10 minutos. Sobre o crepe, derrame o resto do conhaque que ficar do recheio.
4. Suzette: 500ml de suco de laranja, 150g de açúcar, licor de laranja. Primeiro, junte o suco e o açúcar. Coloque em uma panela e deixe reduzir a 50% do seu volume. Coloque a massa (individualmente) dentro da panela. Coloque 200ml de licor de laranja e flambe. Sirva com uma bola de sorvete de creme.
5. Marshmallow com frutas.
6. Geléia ou mel.

Massa salgada:

Pode aproveitar a receita da massa doce, excluindo o açúcar.

Dica: Combinações para o recheio da massa salgada

1. Queijo emmental com manjericão e tomate seco.
2. Frango desfiado com molho gorgonzola (molho: refoga cebola em cubos e alho granulado em um fio de azeite. Uma pitada de sal. Adicione: creme de leite, requeijão cremoso e um pedaço de gorgonzola. Coloque uma pitadinha de pimenta do reino e outros temperos de seu gosto. Desfiar o frango e juntar ao creme. Colocar castanha do pará granulada.).
3. Camarão ou Frango ou carne - strogonoff

Forma de fritar a massa (doce e salgado):

Unte ligeiramente uma frigideira. Com o auxílio de um papel próprio para fritura, espalhe o óleo ou a manteiga. Fogo médio. Coloque a massa, que deve estar muito cremosa, no centro da frigideira e vá fazendo movimentos leves até preencher toda a panela. A massa tem de ficar fina!!!!! A massa desgruda sozinha. A hora de virar a massa é quando ela se desgrudar (por si só) da frigideira.

Não se desespere se a primeira não sair boa! Quase sempre não sai! Se não sair, descarte! Não precisa untar a frigideira a cada crepe. Faça esse procedimento de três em três.

E, para medir a quantidade de massa, use uma xícara de cafezinho ou uma concha. Fica visualmente melhor quando os crepes estão padronizados em relação ao tamanho!

Vale lembrar que alguns recheios, como o queijo e o chocolate, se colocados em pedaços, devem voltar para a frigideira ou irem para o forno, já que precisam ser derretidos.

Dica: Se fizer como panqueca (doce ou salgada), leve ao forno com um molho (doce ou salgado) por cima.