COMIDINHA FÁCIL

"Se há gastrônomos por predestinação, então há também algum pela circunstância.”

Jean-Anthelme Brillat-Savarin (1755-1826)

Não sou cozinheira profissional, pelo contrário, sou só mais uma pessoa que adora cozinhar e o faz com prazer.

Sou fã de comidinha bem temperada e de provar tudo que é diferente. Gosto de pratos rápidos e práticos de serem feitos. Esse blog não tem nenhuma pretensão diferente de ser um caderno organizado de receitas.

Portanto, ficarei feliz se você gostar e quiser me acompanhar.

Agradeço a todos que me acompanham! Obrigada ao blog por um ano de sucesso!

Deixo meu e-mail... se alguém quiser fazer algum comentário ou bater papo ou me mandar uma receitinha para eu testar... segue: vanessatorres1101@hotmail.com

Abraços,

Vanessa









quarta-feira, 15 de julho de 2009

... Livro "O que Einstein disse a seu cozinheiro"

Passei na livraria e vi o livro "O que Einstein disse a seu cozinheiro"... Super bacana! De imediato pensei em alguns amigos que adoram perguntar o por quê de cada coisa... bem, esse livro é para eles! O livro tenta explicar situações do dia a dia bem variadas. No segundo volume achei uma informação que merece ser postada aqui e comentada.
Segundo o autor, não amadurecem: cereja, frutas cítricas (laranja, limão, lima), pepino, romã, bagas de polpa macia (amora, framboesa, morango) e melão. São chamadas de "não-climatéricas", ou seja, são aquelas que não amadurecem depois de colhidas. Em razão disso, só devem ser colhidas quando atingirem condições apropriadas para consumo ou quando o ponto de maturação for o desejado. Há outras frutas, a exemplo da uva, que também são não-climatéricas. Então, não adianta comprar ou tirar do pé quando ainda estão verde para esperar amadurecer... pois, não vão!!! No máximo vão estragar!!!
De forma contrária, temos as climatéricas, ou seja, as que amadurecem depois de colhidas. Os exemplos são vários: maça, banana, abacate, goiaba, manga, tomate, mamão, papaia....
Lendo na internet, achei um site interessante (www.todafruta.com.br). Veja alguns comentários:
1. Algumas frutas climatéricas tem altas reservas de amido, a exemplo da banana, kiwi e maça, e outras, baixa reserva de amido, como a ameixa, o caqui, o damasco, o mamão, a pinha. Nessas duas hipóteses de climatéricas e nas não-climatéricas, quanto mais madura for a fruta colhida mais saborosa ela será, isso porque as frutas só acumulam açúcares e amido (que se transformam em açúcares quando amadurecem) enquanto estiverem presas à planta-mãe. Depois da colheita, a fruta não-climatérica não fica mais doce. A fruta climatérica, com baixa reserva de amido, fica mais colorida e macia. E, a com alta reserva de amido, sofre a transformação do amido em açúcar. Observar que nem sempre a cor da fruta indica que ela está doce ou no ponto certo para ser consumida. Abacaxi e laranja são exemplos de que frutas com casca verde podem ser muito doces. Inclusive, já que falamos do abacaxi, esse site indica que, quando a malha do abacaxi estiver aberta, melhor será para consumir, pois mais doce estará.
2. O site orienta, também, no sentido de que devem ser compradas frutas e hortaliças firmes e com cores vivas. A avaria no produto leva a um apodrecimento mais rápido, considerando que permite a entrada de microorganismos oportunistas. Lavar e cortar frutas e hortaliças só antes de serem consumidos. E, por fim, escolher frutas mais densas e pesadas para o seu tamanho, porque essas são mais saborosas.
É isso ai, escolher com mais cuidado, para preservar o alimento e a saúde!