COMIDINHA FÁCIL

"Se há gastrônomos por predestinação, então há também algum pela circunstância.”

Jean-Anthelme Brillat-Savarin (1755-1826)

Não sou cozinheira profissional, pelo contrário, sou só mais uma pessoa que adora cozinhar e o faz com prazer.

Sou fã de comidinha bem temperada e de provar tudo que é diferente. Gosto de pratos rápidos e práticos de serem feitos. Esse blog não tem nenhuma pretensão diferente de ser um caderno organizado de receitas.

Portanto, ficarei feliz se você gostar e quiser me acompanhar.

Agradeço a todos que me acompanham! Obrigada ao blog por um ano de sucesso!

Deixo meu e-mail... se alguém quiser fazer algum comentário ou bater papo ou me mandar uma receitinha para eu testar... segue: vanessatorres1101@hotmail.com

Abraços,

Vanessa









quarta-feira, 22 de julho de 2009

...Temperatura dos Alimentos


Você sabe que a temperatura do alimento é importante para a sua conservação e para a nossa saúde? Pois é, se os alimentos estiverem entre 4C e 60C estarão em uma "zona de perigo", já que nessa faixa há o desenvolvimento de microorganismos.


Dessa forma, os alimentos frios devem estar abaixo de 4C para serem consumidos. E, os alimento quentes, acima de 60C. Portanto, muito cuidado com os self-services que apresentam comidas em condições fora das indicadas. Observar, também, que nenhum alimento pode ficar servido por mais de duas horas entre temperaturas que oscilem entre 10 a 60C, porque nessa faixa as bactérias se proliferam mais rápido.


E, se nos alimentarmos com alimentos em temperaturas que estejam na zona de perigo? O que acontece? DTA (doença transmitida por alimentos). São doenças provocadas pela ingestão de alimentos infectados por micróbios prejudiciais à saúde. Sintomas mais comuns: diárreia e vômito. Dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração de visão, olhos inchados, dentre outros, são outros sintomas possíveis.


Indico a leitura da cartilha de "Boas práticas para serviços de alimentação" da Anvisa. O site é: www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf

Até!