Você sabe que a temperatura do alimento é importante para a sua conservação e para a nossa saúde? Pois é, se os alimentos estiverem entre 4C e 60C estarão em uma "zona de perigo", já que nessa faixa há o desenvolvimento de microorganismos.
Dessa forma, os alimentos frios devem estar abaixo de 4C para serem consumidos. E, os alimento quentes, acima de 60C. Portanto, muito cuidado com os self-services que apresentam comidas em condições fora das indicadas. Observar, também, que nenhum alimento pode ficar servido por mais de duas horas entre temperaturas que oscilem entre 10 a 60C, porque nessa faixa as bactérias se proliferam mais rápido.
E, se nos alimentarmos com alimentos em temperaturas que estejam na zona de perigo? O que acontece? DTA (doença transmitida por alimentos). São doenças provocadas pela ingestão de alimentos infectados por micróbios prejudiciais à saúde. Sintomas mais comuns: diárreia e vômito. Dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração de visão, olhos inchados, dentre outros, são outros sintomas possíveis.
Indico a leitura da cartilha de "Boas práticas para serviços de alimentação" da Anvisa. O site é: www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf
Até!