A taça correta aprimora os sentidos que a bebida deseja atingir, sabia disso?
1. Quando usar taça, segure-a pelo haste. Não segure o corpo da taça, pois isso altera a temperatura da bebida.
2. Para maior percepção do aroma e do sabor, as bebidas devem estar na temperatura correta. Li na página da Embrapa que recomenda-se:
- 20C - Tintos (vinhos mais estruturados, complexos e
longamente envelhecidos) - 17 C - Tintos (vinhos de média estrutura e elevada
qualidade) - 15C - Tintos (vinhos jovens, com pouco tanino, mais
frutados e leves) - 12 C - Licorosos tintos, Madeira, Porto
- 11C - Brancos seco (elevada qualidade e complexidade)
e rose - 10 C - Champagne envelhecidos
- 8 C - Espumantes brut e prosseco / vinhos brancos
aromáticos e secos - 7 C - Branco doce
- 6C - Espumante demi-séc e Seco
3. E, por fim, a terceira dica é um ornamento para taças, que é super delicado e elegante, chamado de "marcadores de taça". Esses marcadores são colocados nas hastes das taças e são feitos, em sua grande maioria, com missangas ou pedras que imitam cristais. Isso ai é bem fácil de fazer... Use a criatividade...
- Tipos de Taças...
- Taça de Água - Comumente servimos água em copos normais. Mas, em momentos especiais, a água merece ser servida, também, com elegancia, para valorizar o evento.
- Taça de Vinho Branco ou Rose - Vinho branco deve ser consumido em temperatura mais baixa. A taça de vinho branco é aquela que tem o corpo menor do que a de vinho tinto. O vinho rose pode ser consumido em taça de vinho branco ou em taça própria de vinho rose, que é um pouquinho menor do que a do vinho branco, mas com o bojo maior.
- Taça de Vinho Tinto - Esse tipo precisa de espaço para respirar, pois possui aroma e sabor intenso. A parte de cima do copo, deve ser grande, de forma que a bebida possa se movimentar. E, quando se serve, não pode preencher o copo com mais de 1/3 de sua capacidade. Vinho tinto é servido em temperatura ambiente. Há duas taças mais comuns para servir vinho tinto (Bordeaux e Borgonha). A primeira, é aquela com o corpo maior (bojo maior e borda menor), própria para vinhos Cabernet e Sauvignon. Já o Borgonha, é a taça mais arrendonda e menor, própria para vinhos concentrados, como o Pinot Noir. Ambas as taças concentram os aromas dos vinhos e preservam a temperatura.
- Taça Flúte (= flauta) - É a taça final e alta. Serve espumantes (prosseco e champagne). Preserva melhor a efervecência (perlage).
- Taça de Conhaque - É a taça tipo balão. Esse copo preserva o perfume da bebida.